Estudantes comemoram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Olimpíada teve 18 milhões de inscritos.
501 jovens receberam medalhas de ouro.

obmepEstudantes de todo o país participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que teve mais de 18 milhões de inscritos. Na segunda-feira (20), o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi o pódio para esses jovens bons de conta. São 501 medalhistas de ouro.

Um dia depois da premiação, a equipe do Jornal Hoje encontrou o estudante Alessandro Pacanowski na fila do consulado dos Estados Unidos, no Rio. No mês que vem, ele começa a frequentar a universidade de Yale, onde ganhou uma bolsa de estudos. O passaporte já está bem carimbado e passou por cinco países, onde este gênio da matemática conquistou várias medalhas.

Depois da universidade, o plano é voltar para o Brasil e trabalhar no projeto social que ele criou. “Eu queria passar isso para outras pessoas, porque eu tive essa oportunidade. Tem gente que não tem. Tem criança que chega na 5ª série e não sabe a tabuada direito. E a gente começa a fazer trabalho com a criança e dois anos depois ela já tá conseguindo ganhar medalha na OBMEP”, afirma Alessandro.

As medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas são muito disputadas. O Theatro Municipal do Rio ficou lotado para a cerimônia de premiação. No hotel, onde quase 500 estudantes de quase todos os estados do país ficaram hospedados, esta manhã ainda foi de comemorações.

Na hora de ir embora, os estudantes exibem as conquistas que levam com orgulho para casa. “Foi incrível, a melhor sensação que eu já tive na vida. Agora é se esforçar mais ainda para voltar no ano que vem e rever todo mundo”, comemora Scheucier de Medeiros, de 15 anos. “A melhor parte é quando você conhece os amiguinhos que você só conhecia pelas redes sociais”, completa Bruno Silva, também de 15 ano.

Fonte: G1

#Compartilhar