Preconceito é um dos maiores obstáculos para quem vive com HIV

Apesar do avanço no tratamento nos últimos anos, a discriminação quase não mudou. Preconceito existe até no sistema de saúde.

dsc01073jpg 610x340Em três semanas de produção de conteúdo e depois de dezenas de entrevistas com especialistas e pessoas vivendo com HIV, um assunto sempre vinha à tona: o preconceito. Se o tratamento contra o vírus evoluiu em mais de 30 anos, o preconceito parece que ficou estagnado na década de 1980. Salvador Correa sentiu isso na pele:

"Veio uma culpa muito forte. O medo muito grande de falar para a família. O medo muito grande de que qualquer pessoa na rua que estivesse passando próximo de mim soubesse do resultado."

Leia mais...

MPF e Receita Federal apontam aumento patrimonial expressivo de alvos da Operação C'est Fini

regisfichtner-aeOperação desta quinta prendeu prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral e outras quatro pessoas. Nome 'C'est Fini', que em francês significa 'é o fim', é uma alusão ao fim da 'Farra dos Guardanapos'.

Um aumento patrimonial de três presos na Operação C'est Fini, desencadeada nesta quinta-feira (23), foi uma das coisas que mais chamou atenção dos investigadores da Lava Jato. De acordo com a Receita Federal, houve um aumento patrimonial expressivo de Régis Fichtner, ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral, Georges Sadala, sócio de uma das empresas que administravam o Rio Poupa Tempo, e de Maciste Granha de Mello Filho, presidente da empresa Construtora Macadame LTDA. Os três e outras duas pessoas foram presas na manhã desta quinta.

Leia mais...

Cientistas criam coração de silicone que bate como o humano

coracao"O nosso objetivo é desenvolver um coração artificial que tenha praticamente o mesmo tamanho do órgão do paciente e que imite o coração humano o mais próximo possível em forma e função", disse Nicholas Cohrs, estudante de doutorado que desenvolveu o coração artificial.

Diferente dos corações artificias existentes, o desenvolvido por Cohrs é oco e macio, características possíveis pela aplicação da impressão 3D.

Leia mais...

Governo suspende reajuste do Bolsa Família

bolsa-familiaCom a frustração de receitas e a dificuldade de cumprir a meta fiscal deste ano, o governo suspendeu o reajuste do Bolsa Família acima da inflação previsto para entrar em vigor em julho. O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo pagamento do benefício, informou que o Bolsa Família não será reajustado neste momento.

Originalmente, a ideia era dar aumento de 4,6% no benefício, acima da inflação oficial acumulada em 3,6% nos últimos 12 meses. Segundo apurou a reportagem, além da escassez de recursos, uma ala do governo considerou que a crise política "esconderia" o anúncio do aumento. A média do Bolsa Família é de R$ 182 por família.

Leia mais...

Jovem de escola pública ensina a tornar real o sonho da USP

uspDepois de realizar sonho de estudar na USP, Vinicius Andrade cria projeto para ajudar estudantes de escolas públicas a ingressar na universidade

São Paulo – Vinicius Andrade, de 22 anos, cresceu em um bairro de periferia de Ribeirão Preto, estudou em escolas públicas e o desejo dos pais era que seguisse o exemplo das irmãs mais velhas, que desde os 12 anos trabalhavam para ajudar com as despesas. Mas ele tinha certeza de que não era esse o caminho que queria seguir. Seu sonho era cursar o ensino superior.

Leia mais...

Em Curitiba, Temer diz que Lava Jato não deve tomar conta do país

Vice-presidente da República visitou a capital nesta quinta-feira (28).
Ele disse ainda que a união de todos é necessária para driblar crise.

temerEm visita a Curitiba, na manhã desta quinta-feira (28), o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse que a Operação Lava Jato não pode ser algo que toma conta do país. Pela capital paranaense, ele começou o trabalho para costurar a reeleição ao cargo de presidente do PMDB – posição que ocupa desde 2001.

Leia mais...

Como duas jovens levaram o metrô a agir contra abuso sexual

metroNo último ano, chamaram a atenção casos de tentativa de estupro e abuso sexual ocorridos nos trens do metrô de São Paulo e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Foram 65 entre janeiro e agosto de 2014 e 100 no mesmo período de 2015, segundo dados obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo – números que representam um caso de abuso a cada 48h.

Leia mais...

4 brasileiros estão entre os melhores CEOs do mundo em 2015

ceoSão Paulo – Carlos Brito, da Anheuser-Busch Inbev, é o melhor CEO do país e o 16º melhor do mundo, segundo o ranking recente da revista norte-americana Harvard Business Review.

Leia mais...

Avô encontra neta assassinada em casa com mais de 30 facadas

carolineA jovem Caroline Ghizoni Slachta, de 18 anos, foi encontrada morta em sua casa na cidade de Morro da Fumaça, Santa Catarina, na manhã de quinta-feira, dia 8.

Leia mais...

Greve deixa 154 mil usuários sem ônibus em Campinas

onibusA greve de motoristas de ônibus prejudica moradores da região do Ouro Verde, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. A paralisação iniciada hoje (8) deixou 154 mil usuários sem transporte e esvaziou alguns dos principais terminais de ônibus da cidade.

Leia mais...