Todo menino quer ser homem

bebe fazendo a barba

Todo menino quer ser homem

Todo homem quer ser rei

Todo rei quer ser Deus

Mas só Deus quis ser menino

Leonardo Boff

Todo menino anseia em crescer e tornar-se um homem. Anseio ser grande e forte como seu pai; ter a influência do avô ou tio; ou quem sabe, ter a liberdade e autonomia do irmão mais velho. 

Uma coisa é certa: todo menino quer ser homem... quer voar nas asas de “gente grande”; num mundo de fantasia do “tudo posso”.

- Todo homem quer ser rei

Quando o menino chega a ser homem descobre que não desfruta de tanta liberdade assim. Confronta-se com as responsabilidades que são muitas; as cobranças diárias; as obrigações e exigências, enfim, percebe que em determinadas situações “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Então o homem deseja ser rei...ter o controle de decisão; ser sua a última palavra; decidir e pronto: as coisas serão executadas do jeito dele.

- Todo rei quer ser Deus

Finalmente o homem alcança a posição de rei. Todos à sua volta lhes são sujeito. Suas ordens são obedecidas sem questionamentos; até porque, se houver, haverá punição imediatamente.
A vontade do rei não é contestada. Por conseguinte, o rei ao dispor de tanto poder, considera a si próprio, Deus. Concentra em si todo o poder; sua vontade é soberana e absoluta. Nada lhe escapa ao controle.

- Mas só Deus quis ser menino

Aí, no contraponto da história, Deus abre mão de sua glória e poder; torna-se menino. Na epístola que Paulo escreve ao povo de Filipos é relatado que “Jesus Cristo, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”. (Fl 2:5-8).

Deus envia seu Filho para nascer de mulher; deixa toda a glória desfrutada como Deus para ser menino. Em Lucas 2:40 diz que “crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.

Deus vem a mundo em forma de menino para habitar entre os homens, manifestar seu amor e poder; viver entre nós para relacionar-se diretamente com homens, mulheres e crianças.

Deus se fez menino porque sabe que da boca dos pequeninos vem o perfeito louvor; que se o homem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele. E quem quer ser grande, seja servo de todos.

Que bom que Deus se fez menino!

Por Maria Lúcia - Teóloga -

#Compartilhar