Tempo de Refletir!!!

refletir“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Ec.3:1)

Uma das orações mais comoventes de toda palavra de DEUS é a do menino Salomão. Você lembra quando você era criança? Certamente sim, e quando o seu pai ou sua mãe perguntava-lhe o que você queria ganhar de presente e que sua cabecinha passava um furacão de coisas dos menores aos maiores desejos sim, era sim mesmo, foi assim comigo também.

Todavia, quando olho para esse garoto a bíblia diz que ele recebeu uma oferta do pai mais rico do universo, o qual seu pai biológico Davi apesar de rei era pobre diante d’Ele, sim DEUS, Yavhe Jireh “O SENHOR da provisão” e diante de tão tentadora oferta ele consegue me chocar cada vez que leio sua resposta “Eu quero sabedoria” e o bom pai o dá!

Isso o faz um homem brilhante, de refinada inteligência, sabia usar sua capacidade, enfim era um sábio, diante de todos os privilégios, Salomão, apesar de nascer rico, filho do rei o qual recebera educação esmerada que dinheiro pode comprar, extremamente amado pelo pai O Rei Davi, o qual Salomão se tornou seu sucessor. Enquanto seguia os passos do pai foi hiper bem sucedido, mas paradoxalmente ele foi tolo quando se escorregou para um padrão por demais comum. Mulheres e mais mulheres, muitas mulheres, curvou-se diante dos deuses, abandonou os princípios pelos quais tanto ele como seu pai havia, tido sucesso. Afastou-se da fonte de sabedoria e embruteceu seu entendimento.

Passado o tempo, ele volta ás convicções básicas de sua mocidade e aprendeu e percebeu quão tolo o homem sábio pode ser quando desvia os olhos de DEUS, assim sendo, percebeu também a tolice do caminho pecaminoso. Seu retorno em servi a DEUS e aos homens fez dele conhecido por todo o mundo.

Certamente, após as extravagâncias da mocidade, de que de fato ele usou a sua inteligência e o discernimento dados por DEUS, para revelar a todos nós como realmente é a vida e como podemos aperfeiçoar a nossa caminhada através dela. Salomão usa a sua sabedoria para pintar um quadro no quais todos nós pudéssemos vislumbrar a vida de fato como ela é, tanto quanto, nos seus dias como nos atuais.

Tanto para o incrédulo, quanto para o crente, apresentando a vida para os que ignoram a DEUS e para os que amam ao Senhor, sem sentimentalismo somente a verdade com realismo absoluto.

Assim sendo, no meio de uma vida tão agitada, turbulenta o Sábio nos leva a Palavra para refletir. Isso mesmo, eu costumo ler que Eclesiastes é um livro de reflexão. Estamos vivendo numa sociedade extremamente pragmática, ou seja, não querem pensar e sim sentir. Todavia, diante de um livro de reflexões iremos mergulhar em várias meditações a seguir, isso pode levar semanas ou até meses, mas diariamente vamos aprofundando em Eclesiastes adentro e chamo você para essa emocionante e real viagem a cerca da vida como de fato ela é. Meu desafio a você é não perder nem um dia sequer dessa aventura e você poderá chamar quantos você quiser, tem espaço para todos nessa empolgante viagem pelo livro “Eclesiastes” do sábio Salomão, pois chegou para mim, para você e para nós o tempo de refletir!

Por Lindomar.J.S. - Teólogo - 

#Compartilhar