Dia de elogiar!

elogio“Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;”. (Ec.3:3).

Salomão em sua relação de antônimos para revelar o plano de Deus para o homem, ele nos faz compreender que é muito importante discernir que o plano de Deus inclui tanto morte como nascimento e ambos estão fora do nosso controle, assim como já refletimos sobre o crescimento e a sega das colheitas.

O Sábio inclui matar, quem sabe ele está fazendo alusão às guerras ou alguém que ou aos homicidas que tiraram a vida daqueles que foram criados a imagem do seu Criador (Gn.9:6). Curar pode ser o tempo em que famílias, nações que foram divididas e depois foram unidas e fortalecidas novamente, ou seja, curadas (Jr.18:7-9). Nós não apenas machucamos nosso físico, mas também nossa alma, nossas emoções. Existem momentos em que nossa alma parece estar sangrando tamanha foi à seta que a atingiu. Todavia, há um tempo especial de cura, principalmente quando somos abertos e damos liberdade para o Espírito de Deus trazer essa cura ao nosso interior.

Tempo de jogar no chão o que um dia custou tanto para ser levantado. Aqui vejo a fragilidade de nossas realizações, das nossas construções, dos nossos projetos, que com o tempo precisam ser substituídos por outro novo. E o próximo a ser levantando, já é erguido numa previsão de que um dia irá abaixo como o outro. Isso nos indica que o tempo passa inexoravelmente como as águas correm para o mar.

A palavra de Deus diz “que na nossa língua está o poder da vida e da morte”, assim sendo, com nossa boca também podemos matar ou trazer vida, derrubar ou edificar. Uma palavra maldita pode matar toda uma carreira humana, porém uma palavra bendita pode trazer grande edificação e crescimento para uma pessoa. Eu gosto muito de etimologia, eu me lembro quando estava estudando sobre algumas palavras gregas me deparei com a palavra grega “Eloguios” que significa “Abençoar” a qual originou a palavra “elogio”. Contudo, quando eu elogio alguém eu estou então abençoando essa pessoa. Quando elogio sai vida da minha boca é edificação para quem recebe e o resultado disso é abençoador.

Hoje é um novo dia, um novo tempo, hoje é dia de você decidir usar a sua boca para proclamar vida e vida com abundância a qual somente Jesus pode oferecer. Tenho um desafio para você amada(o) não perca tempo de usar a sua boca para proclamar vida e usar o "Eloguios" para abençoar todos que cruzarem seu caminho esse dia. E aí tem alguém próximo de você? Faça para ela um elogio e torna o dia dela abençoado! Corre para seu esposo(a), corre para sua mãe, seu pai, seus irmãos, seu amigo(a), e o abençoe com sua boca. Deus te use, parabéns pela iniciativa!

Por Lindomar J. S. - Teólogo -

#Compartilhar