Os oprimidos serão consolados...

opressores“Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos. Pelo que tenho por mais felizes os que já morreram, mais do que os que ainda vivem; porém mais que uns e outros tenho por feliz aquele que ainda não nasceu e não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.”. (Ec.4:1-3).

Opressão uma realidade impossível de negar e esconder debaixo do sol. Na política sabemos a violência sistemática dos governos que assola o povo. Infelizmente temos que conviver de certa forma com a ideia de que a opressão é um modo de vida na maioria dos lugares espalhados pelo mundo (Sl.74:20).

Leia mais...

Como você vê a morte?

artigo-mana-1“Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra? Pelo que vi não haver coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua recompensa; quem o fará voltar para ver o que será depois dele?”. (Ec.3:21-22).

Salomão está fazendo um desafio ao secularista a observar o que ele vê diariamente e nada mais e também dizer-lhe se pode perceber alguma diferença na morte de um ser humano e na morte de um animal. O Sábio percebe que há diferença.

Leia mais...

Viemos do pó e ao pó retornaremos.

voltara-ao-po“Disse ainda comigo: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão.”. (Ec.3:18-20).

Para o secularista a morte é a realidade mais cruel que coloca fim a existência humana. Contudo, apesar de a morte representar o fim para aquele cuja única orientação é esta vida não podemos negar que ela causa dor e pesar até para o crente.

Leia mais...

Justiça Divina!

justica-divina“Vi ainda debaixo do sol que no lugar do juízo reinava a maldade e no lugar da justiça, maldade ainda. Então, disse comigo: Deus julgará o justo e o perverso; pois há tempo para todo propósito e para toda obra.”. (Ec.3:16-17).

Quantas pessoas que quando são vítimas da injustiça chegam ao ponto de blasfemarem contra Deus dizendo: “Se Deus importasse comigo não me deixaria ser tão injustiçado assim”.

Leia mais...

Adorador é aquele que oferece tudo no altar.

adorador“Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho. Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele. O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.”. (Ec.3:12-15).

Leia mais...

A Eternidade está no seu coração!

eternidadeTudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.”. (Ec.3:11).

Havia um homem chamado Sadú Sundar Sing, sua biografia foi intitulada “O Apóstolo dos Pés Sangrentos” a vida deste homem é extremamente inspiradora.

Leia mais...

O Plano de Deus!

contigo“Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga? Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos dos homens, para com ele os afligir.”. (Ec.3:9-10).

Apesar de nossa capacidade de compreensão das coisas serem tão limitadas eu posso sem sombra de dúvidas afirmar: O plano de Deus é perfeito! Ainda que eu não consiga vê-lo em sua plenitude, ou seja, percebo somente uma pequena parte do que de fato está acontecendo no mundo de Deus. Certamente seu plano nada tem haver com o caos e as mudanças são propositadas. Ele é o Alfa e o Ômega, o começo e o fim, tudo se ajusta perfeitamente bem.

Leia mais...

Tu és Soberano!

ampuleta“Tempo de amar, e tempo de aborrecer; tempo de guerra, e tempo de paz.”. (Ec.3:8).

O Sábio mais uma vez nos orienta claramente acerca do plano de Deus, ou seja, até as calamidades da vida estão inclusas em Seu perfeito plano.

Leia mais...

Permanecer calado no tempo de calar e saber expressar no tempo de falar!

tempo-tempo“Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;”. (Ec.3:7).

Quando o povo de Deus, no Antigo Testamento, manifestava o arrependimento de suas transgressões eles rasgavam suas vestes, vestiam pano de saco, ou seja, uns tecidos simples jejuavam e jogavam cinzas sobre as suas cabeças e prostrava no chão com o sentido de humilhação perante o Deus todo Poderoso clamando a Ele o Seu perdão e Sua misericórdia.

Leia mais...

Guarde o seu coração!

coracao“Tempo de buscar, e tempo de perder, e tempo de guardar, e tempo de deitar fora”. (Ec.3:6).

Qualquer um gosta de ganhar, certamente você também, eu gosto! Entretanto, o plano de Deus inclui tanto ganho como perda. Diante dessa realidade percebemos que há um tempo de guardar o que conquistamos e um tempo de deitar fora nossas posses.

Leia mais...