Ou você conduz suas emoções, ou elas conduzirão você!

coracao-DeusJeremias 17:9 “Enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?”

Em tempos de “ebulição social”, estresse e correrias, já ouvimos essa frase muitas e muitas vezes, e é difícil nos controlar e nos cuidarmos corretamente de tudo isso.

Como então conduzir a nossa vida de fato, e não mais ser conduzido pelas nossas emoções?

A bíblia nos ensina em Jeremias 17:9 que: “enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?”

Bem, só isso não mostra o segredo para não errarmos mais, mas com certeza mostra-nos claramente O QUE NÃO DEVEMOS FAZER, que já é o começo para uma mudança.

Ninguém acorda pensando: “_poxa hoje vou ser enganado, pois bem, vamos lá!” Não. Isso não existe. O “engano” vem aos poucos e devagar, invadindo o espaço em nossa consciência, e por fim, o engano do coração passa a ser verdade, e nos conduz a sentimentos como frustrações, angústia, medo, depressão, fobias, enfim, você literalmente perde o controle absoluto sobre SI MESMO ( que perigo!).

A emoção nos foi dada por Deus de presente, devemos aproveitá-la, e Ele deseja que a desfrutemos.

Fazendo uma breve analogia usando para esse fim os “remédios”, podemos entender que, o mau uso, nos dará seus “efeitos colaterais” (em nossas emoções),e o nome para todo esse desencadeamento é o PECADO. O Pecado fere as leis, e fere o bom propósito das emoções em nossas vidas.
A escritura nos relata emoções de nosso dia a dia e que são completamente normais:

  • O Senhor Jesus “chorou”quando seu amigo Lázaro havia morrido;
  • Jesus mostrou sua indignação diante dos vendilhões do templo os expulsando a chicotadas;
  • Moisés quebrou as tábuas da lei diante da infidelidade de seu povo

Emoções que “dominaram” um homem de Deus nas escrituras:

  • Davi, um homem segundo coração de Deus liderava exércitos,era um grande Rei, mas em suas emoções quem mandava de certo não era ele mesmo ...muitas vezes o que o levou a sofrimentos, e graves conseqüências.

É inevitável sentirmos raiva, rancor, mágoas, desgostos e por fim a depressão.

Isso tudo nos traz conseqüências físicas, sociais e familiares que podem nos prejudica e muito. Então como o fruto do Espírito faz a diferença na vida do cristão de forma Prática?

Galatás 5:22,23:

“...Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência,amabilidade,bondade, fidelidade, mansidão e “DOMÍNIO PRÓPRIO”.

Ora, se diz que você pode ter DOMÍNIO PRÓPRIO, você PODE...ACREDITE NISSO!!!

Vamos aprender a usar nossas emoções sim, e levá-las a Deus para que Ele as transforme em bênçãos para nós e para os que nos rodeiam.

“Eu domino minhas emoções através do Espírito de Deus que me assiste em minhas mais profundas fraquezas! Não sou mais dominado(a) pela angústia, ansiedade e medo, Deus as domina através de minha FÉ.” Faça essa oração todos os dias e diga não a si mesmo se preciso for, assim como nos era ensinado de pequeno por nossos Pais: Isso pode, aquilo não pode e não faremos, e ponto!DEUS É NOSSO PAI E NOS ENSINA, E EXORTA ATRAVÉS DA BÌBLIA!

Nosso sentimento nos leva a agir,e isso é BOM. Jesus teve compaixão, e isso levou a saciar uma multidão com muita fome a comer e se deleitar dos prazeres daquele momento de multiplicação. Jesus entende cada uma de nossas emoções, e porque ELE entende, Ele sabe melhor do que EU conduzi-las da melhor forma possível!

Hebreus 4:15:

“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas”

Lembre-se, muitas vezes o que te faz cair, é justamente o que você tem de melhor dentro de você, basta apenas deixar Deus agir!

Por Pra. Bianca Ribeiro 

#Compartilhar