A fé que proporciona resultados

fe-razaoUma Fé Viva e Ativa - Texto: Hebreus 11. 6.

Introdução

Como podemos entender a Fé que proporciona resultados? A Bíblia nos diz; “que a Fé vem pelo ouvir a pregação da palavra de Cristo”, é por isso que há muitos cristãos que se encontram fracos e sem Fé, “por lhe faltar conhecimento de Deus é que o povo de Deus tem sido destruído”.

Jesus disse; “errais em não conhecer as Escrituras, nem o poder de Deus”. Nós só podemos entender esta Fé, quando sabemos o que está escrito a nosso respeito nas Escrituras e a respeito desta Fé poderosa.

1. A Fé viva e Ativa vem de Deus, que é Vivo e Ativo.

  • Fé é um dom de Deus, (1 Co 12. 7,9.):
  • Fé, como dom deve ser buscada,(1 Co 12.31.).

A Fé provém de Deus, mas isto não nos isenta de desenvolvermos a nossa Fé, assim devemos buscar o crescimento em nossas vidas (2 Pe 1.3-5).

2. A Fé e a Ação.

Analisemos agora o texto de João 11. 41-42. Ao analisarmos a oração de Jesus neste texto citado, o milagre da ressurreição de Lázaro, qual foi o emprego da fé aqui? Resposta – Ação, a qual aqui foi o emprego da oração por milagre!

Analisando também o texto de Atos 3. 1 – 10, vemos o mesmo emprego da ação. O que eu vejo de mais interessante aqui também é um contraste entre a glória dos homens e a Grandiosa Glória de Deus, ou seja, a Porta do Templo versus a Cura do Coxo.

“Fé e Ação no ministério são essenciais porque um testifica o outro. Se eu prego milagres no nome de Jesus, obviamente eu preciso orar por milagres” (Ref. Atos 4. 29 – 31).

3. Esta Fé que age só tem resultado na obediência.

Em Gênesis 16. 1 – 4; está o exemplo de uma fé cega e sem obediência. “Sara mulher de Abraão”. Mas em Hebreus cap. 11, vemos um capítulo importante sobre a Fé que age, a Fé viva, que revela as ações de um Deus vivo. Estes relatos testificam ações de uma Fé regada com obediência e submissão a Deus.

  • Pela Fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim.
  • Pela Fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua casa.
  • Pela Fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança, etc.

Fé e obediência são essenciais porque testificam a verdade, pois a Fé sem obras (obediência) é morta, e obras (obediência) sem Fé são incompletas (Tiago 2. 14 – 17).

4. Resultados completam a Fé.

A Fé de Abraão atingiu sua maturidade através das ações. Em Gênesis 22: 1 – 11 descreve o processo da Fé de Abraão;

I. Abraão ouviu a palavra de Deus, vv. 1,2;

II. Abraão respondeu com crença, vv.3,4;

III. Abraão confessou sua Fé no Deus que tudo supre, o qual prometera fazer dele o pai de muitas nações, vv.5 – 8;

IV. Abraão durante todo este tempo executou uma série de ações obedientes, as quais correspondiam com a palavra de Deus para a sua vida, vv. 9 – 14.

“As ações físicas, como confissão e crença de Abraão iam todas juntas, nesta situação, sua Fé em resposta à palavra de Deus, teria sido morta ou nula se alguns destes elementos não estivessem presentes”.

Conclusão:

Em toda situação na qual Deus nos chama para crer na sua Palavra, há sempre algo para confessarmos e algo para fazermos. Como notamos, esta ação de Fé pode significar deixar de preocupar – se, para então confiar.

Por Márcio Gonçalves

#Compartilhar