Onde está a sua Segurança?

maoSe tem uma coisa que todos gostariam de ter em 2013 é segurança. Uma das piores sensações que o ser humano herdou devido ao pecado foi a Insegurança. Antes da queda o homem vivia em pleno estado de segurança, proporcionada por Deus. Viver com a sensação de insegurança gera uma serie de outros sentimentos tais como:

  • Ansiedade;
  • Medo;
  • Duvida;
  • E até Frustração.

Quando você não tem segurança no seu futuro, você tem Medo dele. A insegurança quanto ao dia de amanhã também traz Ansiedade. Quando você não tem segurança no cônjuge, filhos, amigos, é gerado Duvidas. Sem falar na insegurança que temos de andar nas ruas e sermos assaltados. Quantos pais que não conseguem dormirem Ansiosos aguardando seus filhos chegarem em casa.

São problemas gerados pela falta de segurança. Desde bebes nós buscamos nos sentir mais seguros. Bebê ao nascer busca o peito da mãe para sentir o coração como no ventre lugar onde se sentia seguro. Muitos bebês choram ao irem no colo de pessoas desconhecidas por se sentirem inseguros. Na adolescência irmão mais novo provoca rapazes mais velhos, seguro que seu irmão mais velho vai defendê-lo.

Temos a tendência a tomarmos atitudes e decisões, somente quando nos sentimos seguros, confiantes. Isso é uma defesa natural que desenvolvemos, e é algo Bom para nós. Passamos então a Buscar uma vida mais segura.

O que é segurança?

- Condição, certeza, garantia, confiança.

O problema é que na jornada da vida em busca de segurança, nós acabamos nos assegurando nas coisas erradas. Tentando sanar nossa insegurança.

1º) Nos Asseguramos no Dinheiro:

Muitos passam a vida inteira trabalhando para ter bastante dinheiro, e bens, pois crêem que assim serão mais seguros. (fantástico)

Achamos que se o nosso Porquinho estiver bem cheio de “dim, dim” vamos ter segurança.

Lembro de quando Collor ao assumir o mandato em Março de 90 congelou a Inflação incluindo a poupança, limitando os sanques por um período.

Muitos que tinham sua segurança naquele dinheiro investido ou enlouqueceram ou se suicidaram.

Muitos não dão dizimo com medo de faltar depois.

DINHEIRO É BOM, MAS NÃO TRAZ A VERDADEIRA SEGURANÇA.

2º) Nos Asseguramos no Poder, Força:

Muitos passam a vida tentando adquirir poder e força, crentes que isso lhes dará segurança.
Faz alguns anos vimos um dos homens mais poderosos e fortes (militarmente) cair e ser humilhado: Sadan Hussein. Quem imaginaria que o Poderoso ditador (tão seguro) um dia cairia e seria humilhado. (APARECENDO DE CUECA NA MIDIA)

No referendo de outubro de 2005-2006 muitos se apavoraram com medo de perderem suas armas (segurança), crendo que sua segurança está na força. Se fosse assim ninguém morria ao reagir um assalto.

PODER E FORÇA PODEM ELEVAR TEU ESTATOS, MAS TAMBÉM, NÃO TRAZEM A VERDADEIRA SEGURANÇA.

3º) Nos Asseguramos na Inteligência e Capacitação Pessoal:

Algumas vezes nos achamos tão bons, tão capazes que nos sentimos seguros em nós mesmos. Tristemunho. Quantos filósofos e pensadores não morreram deprimidos em suas camas doentes. Quantos não saem das faculdades capacitados e seguros que arrumaram um emprego e ficam anos na fila dos desempregados.

INTELIGÊNCIA E CAPACITAÇÃO PESSOA É NECESSÁRIO, MAS TAMBÉM NÃO TRAZ A VERDADEIRA SEGURANÇA.

4º) Nos Asseguramos nas Pessoas:

É maravilhoso ter pessoas em quem podemos nos sentir seguros, confiantes. Muitos filhos vivem seguros, pensando nos seus pais. Pessoas famosas sentem-se seguros em colocar suas vidas nas mão de Seguranças Particulares, profissionais. Mas Pais um dia morrem!

Presidente Kennedy, um dos homem mais seguros morreu com um tiro, entre centenas de agentes do FBI. Muitas pessoas tem se frustrado ao freqüentarem uma Igreja porque colocam sua segurança, confiança em homens (pastores, lideres e Irmãos), mas temos visto uma rotatividade muitos grande de pessoas saindo das Igrejas, feridas, com líderes ou com os irmãos. Muitos pastores feridos por confiarem em lideres que falharam. È necessário sentirmos segurança uns nos outros, é importante!

Mas não podemos colocar toda nossa segurança em homens. Homens são falhos, Eu sou falho! Muitos se frustram se magoam com as pessoas, porque crêem que estas pessoas podem trazer segurança para suas vidas.

É MARAVILHOSO TERMOS PESSOAS EM QUEM SENTIMOS SEGURANÇA, (é importante) MAS A VERDADEIRA SEGURANÇA NÃO ESTA NAS PESSOAS. SOMOS FALHOS !

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA SEGURANÇA?!

No mesmo lugar onde a perdemos: EM DEUS!

Precisamos voltar a um estado de segurança em Deus, assim como era antes do pecado. O Salmista descobriu isto, que Deus era sua Verdadeira segurança e fez um dos mais belos salmos. Quando entendermos que Deus é nossa Única segurança. Nossa vida será mudada.

DINEIRO, PODER, INTELIGENCIA, PESSOAS, TUDO ISSO PODE SER BOM!

Mas a sua segurança tem que estar em Deus.

- O Onipotente: Ele pode todas a coisas que ninguém pode.
- O Altíssimo: Ele é maior que tudo e todos.

Quando você entrega a sua vida e confia a sua segurança a Deus:

1º) Você começa a descansar.

Não ficará mais ansioso. Deus tirará dos seus ombros o fardo pesado que você esta carregando.

2º) Não terá mais medo.

Você saberá que Deus é a sua segurança e proteção. Seu futuro, sua vida, da sua família, Ele cuidará. E Ele cuida muito bem !

3º) Não haverá mais frustração, pois você saberá que sua vida está segura em Deus, e que Nele, todas as coisas cooperaram para o seu bem.

4º)Você se sentira Amado (a), pois Ele te protege como um Pai, Poderoso.

Para isso Você tem que fazer Dele o seu Refugio, habitar na presença Dele (V.9)

FAÇA DE DEUS A SUA SEGURANÇA!

  • E Habite no esconderijo do Altíssimo, A Sombra Dele.
  • Sinta-se seguro debaixo de suas Asas de proteção.
  • Não temas, pois teus inimigos caíram por terra.
  • E você terá uma vida de Abundância.

Para isso entregue sua insegurança, para que Deus seja sua segurança.

- Ele quer te proteger.
- E te dar a segurança que nada e ninguém pode te dar!

Por Pr. Badi Tanuz

#Compartilhar